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O potencial didático da Escalada Desportiva turma C14.1

Apresentação

De acordo com a tendência geral da população mundial, verifica-se cada vez mais a procura de atividades de ar livre e de contato direto com a Natureza. Assim, a necessidade e a curiosidade de atingir locais de difícil acesso e explorar montanhas de relevo imponente obrigaram o Homem a desenvolver técnicas e equipamentos que viabilizassem esses intentos. Sendo o Montanhismo uma das modalidades constituintes dos programas curriculares de Educação Física, procura-se através da modalidade Escalada proporcionar uma prática desportiva alternativa e, por outro lado, dinamizar ações motoras distintas das convencionais. No que respeita ao ensino, pretende-se: Formação contínua dos Docentes (atualização e aperfeiçoamento científico e/ou melhoria das práticas de ensino aprendizagem, seja por efeitos de actualização ou aperfeiçomento das didácticas específicas);Desenvolvimento dos conteúdos programáticos das matérias alternativas;Existência de grupo/equipa de Desporto Escolar de Multiatividades de Ar Livre ou Escalada Desportiva;Interesse manifestado pelos alunos das escolas nas atividades de outdoor; Inovação das técnicas/procedimentos e equipamentos utilizados para a prática dos Desportos de Aventura.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Conhecer técnicas de ascensão em segurança;Conhecer equipamentos adequados à prática;Avaliar os riscos e tomar medidas para minimizar os mesmos;Dinamizar uma aula de Educação Física abordando os conteúdos da escalada;Aplicar uma Unidade Didática da modalidade escalada;Executar corretamente os nós utilizados na escalada;Conhecer técnicas de descida;Executar autossegurança;Executar escalada à frente (como 1.º de cordada).

Conteúdos

CAPÍTULO I - 2 horas – teóricas:Enquadramento histórico;Tipos de Escalada;Distinção entre escalada clássica e desportiva;Entidades que tutelam a prática;Desporto Natureza: impactos e sustentabilidade;Didáctica da Escalada: Estruturação dos conteúdos – progressões pedagógicas;Proposta de Unidade Didáctica.CAPÍTULO II - 3 horas – teorico-práticas:Equipamentos;Cordas - Dinâmicas e semi-estáticas (composição e utilização específica);E.P.I.s – Equipamentos de protecção individual;Manutenção e longevidade dos equipamentos;Técnicas de progressão;Top-rope (molinete); Regra dos três apoios;Técnicas de segurança e avaliação de risco;Técnica de Descida (Rappel);Ancoragens;Nós específicos da escalada;Avaliação Teórica.CAPÍTULO III - 5 horas – práticas:Ascensão em Rocódromo;Sistema de Bloco (boulder);Técnica em Top-rope; Segurança prestada ao escalador.CAPÍTULO IV - 5 horas – práticas:Autosegurança, autoresgate e evacuação;Rapel (instalação e técnica de descida).CAPÍTULO V - 5 horas – práticas:Ascensão em Rocha;Seleção de vias;Croqui de vias e graduação de dificuldade;Escalada em rocha; Rapel (instalação e técnica de descida) em Rocha.CAPÍTULO VI - 5 horas – práticas:Ascensão com escalada à frente (1.º de cordada a abrir a via); Escalada com segurança de baixo colocando pontos de ancoragem intermédios;Avaliação Prática.

Metodologias

I – Teórica ( ministrado em sala de aula ) I I – Teórica + teorico-prática ( ministrado em sala de aula ) III – Teorico-prática + prática ( ministrado em Rocódromo - Parede de escalada artificial ) IV – Prática ( ministrado em Parede de escalada artificial ) V – Prática ( ministrado no exterior – Rocha – Montejunto) VI – Prática ( ministrado em Parede de escalada artificial )

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Manual de boas práticas na Escalada em Rocha (https://issuu.com/sitiodolivro/docs/preview_47c20d5be12eb0)Desporto Escolar (desportoescolar.dge.mec.pt)

Formador

Hugo Alberto Nunes Fidalgo

Pedro Nuno Correia de Matos

Início: 21-06-2024
Fim: 29-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123235/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A decidir

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