440

Deus Existe? Uma Análise de Argumentos e Críticas turma T1

Apresentação

A ação de formação “Deus Existe? Uma Análise de Argumentos e Críticas” justifica-se pela relevância filosófica, pedagógica e ética do tema no contexto educativo. Promove o pensamento crítico e argumentativo, capacitando os docentes a conduzir debates racionais sobre uma questão central da filosofia. Favorece a atualização científico e pedagógica, integrando contributos clássicos e contemporâneos da filosofia, teologia e ciência, e estimula o diálogo interdisciplinar e intercultural, promovendo o respeito por diferentes visões do mundo. Contribui ainda para o enriquecimento das práticas de ensino, através de metodologias ativas como debates e análise de textos, e para uma reflexão ética e existencial que reforça a dimensão humanista da docência. É especialmente pertinente para professores de Educação Moral e Religiosa, ao aprofundar o diálogo entre fé e razão e fortalecer a capacidade de apresentar criticamente os argumentos filosóficos e teológicos sobre a existência de Deus, promovendo uma reflexão racional e livre sobre a fé, ajustada aos desafios culturais e intelectuais dos alunos de hoje.

Destinatários

Professores de grupos de recrutamento 290 e 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 290 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 290 e 410. 

Objetivos

1. Desenvolver competências críticas e argumentativas dos professores, permitindo-lhes abordar a questão da existência de Deus de forma rigorosa e reflexiva. 2. Promover o diálogo entre fé, razão e ciência, fortalecendo a compreensão das dimensões filosófica, teológica e ética da questão de Deus. 3. Melhorar a prática pedagógica em Filosofia e EMR, integrando metodologias ativas, debate e análise de textos. 4. Compreensão crítica e interdisciplinar: Capacitar os docentes para analisar e explicar os principais argumentos filosóficos, teológicos e científicos sobre a existência de Deus, promovendo uma abordagem crítica, ética e culturalmente informada. 5. Promoção de metodologias ativas: Desenvolver competências pedagógicas que integrem debates, análise de textos, reflexão argumentativa e estratégias didáticas adaptadas ao contexto escolar de Filosofia e EMR. 6. Diálogo e diversidade: Fomentar a capacidade de diálogo entre fé, razão e descrença, bem como a competência para lidar com a diversidade de crenças, perspetivas culturais e dilemas éticos em contexto educativo.

Conteúdos

Sessão 1 – Introdução: O problema de Deus na Filosofia e na Educação (3h) • Enquadramento filosófico e pedagógico da questão da existência de Deus. • A importância da questão da existência de Deus. • Relevância nas Aprendizagens Essenciais de Filosofia e EMR. • O que são a religião, a história da religião, a teologia e a filosofia da religião: diferenças e conexões. • Dinâmica inicial: levantamento de conceções da divindade e desafios no ensino. Sessão 2 – Justificar racionalmente a crença na existência de Deus: as três primeiras vias de Tomás de Aquino (3h30) • As provas cosmológicas • Primeira via: a versão do motor imóvel • Segunda via: versão da causa primeira • Terceira via: a versão da contingência • As versões Kalam (Algazali) e da auto-existência (Samuel Clarke) • Críticas aos argumentos cosmológicos • Versões contemporâneas dos argumentos cosmológicos • Estratégias didáticas para reflexão crítica e debate. Sessão 3 – A quarta via e as provas teleológicas (3h30) • Quarta via: graus de perfeição • Quinta via: finalidade • A versão de Paley: o relojoeiro • A versão humana • Críticas aos argumentos teleológicos • Versões contemporâneas dos argumentos teleológicos • Aplicação pedagógica: debate de argumentos em sala de aula. Sessão 4 – Argumentos Ontológicos (3h30) • A versão original de Anselmo • A versão cartesiana • A versão contemporânea de Plantinga • Críticas de Gaunilo, Tomás e Kant aos argumentos ontológicos • Debate sobre o poder do raciocínio a priori. Sessão 5 – Argumentos contra a existência de Deus (3h30) • O problema do mal e o trilema de Epicuro • O problema lógico e o problema indiciário • A teodiceia de Leibniz como resposta ao problema do mal • Outras teodiceias (Plantinga e Hick) • Outros argumentos contra a existência de Deus: o argumento do ocultamento divino e o argumento do ónus da prova Sessão 6 – Razão e fé (3h30) • Atenas contra Jerusalém: o fideísmo radical de Tertuliano e de Kierkegaard • A aposta de Pascal: o fideísmo moderado de Pascal • Críticas à aposta de Parcal Sessão 7 – Didática, avaliação e partilha de experiências (3h00) • Planificação de aulas integrando AE de Filosofia e EMR. • Avaliação de competências argumentativas e éticas. • Trabalho colaborativo: elaboração de propostas de aula. • Apresentação das propostas didáticas elaboradas pelos formandos. • Discussão crítica e aperfeiçoamento coletivo. • Reflexão sobre adaptação das metodologias aos contextos reais. Sessão 8 – Síntese e Encerramento (1h30) • Integração dos conteúdos teóricos e didáticos abordados. • Síntese das aprendizagens e articulação entre fé, razão e cultura. • Avaliação global da formação e reflexão sobre práticas futuras.

Metodologias

Expositiva de conteúdos, discussão de documentos e ideias e reflexões escritas sobre os temas abordados.

Avaliação

A avaliação dos formandos será realizada numa escala de 0 a 10 valores com os seguintes critérios: participação (20%), realização das tarefas (70%) e apresentação e defesa do trabalho (10%)

Bibliografia

Martin, Michael, (dir.) (2007). Um Mundo sem Deus: Ensaios sobre o Ateísmo. Lisboa: Edições 70, 2010. Murcho, Desidério (2020). A Existência de Deus: O Essencial. Lisboa: Plátano Editora. Plantinga, Alvin (1974). Deus, a Liberdade e o Mal. São Paulo: Edições Vida Nova, 2012. Rowe, William L. (2010). Introdução à Filosofia da Religião. Lisboa: Verbo, 2011. Swinburne, Richard (1996). Será que Deus Existe? Lisboa: Gradiva, 1998.

Anexo(s)

Formador

Aires Nuno Rebelo Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 10-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 16-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
4 23-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 24-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 27-02-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 03-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
9 06-03-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
10 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
11 10-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
Início: 09-02-2026
Fim: 10-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137932/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

INSCREVER-ME