Deus Existe? Uma Análise de Argumentos e Críticas turma T1
Apresentação
A ação de formação Deus Existe? Uma Análise de Argumentos e Críticas justifica-se pela relevância filosófica, pedagógica e ética do tema no contexto educativo. Promove o pensamento crítico e argumentativo, capacitando os docentes a conduzir debates racionais sobre uma questão central da filosofia. Favorece a atualização científico e pedagógica, integrando contributos clássicos e contemporâneos da filosofia, teologia e ciência, e estimula o diálogo interdisciplinar e intercultural, promovendo o respeito por diferentes visões do mundo. Contribui ainda para o enriquecimento das práticas de ensino, através de metodologias ativas como debates e análise de textos, e para uma reflexão ética e existencial que reforça a dimensão humanista da docência. É especialmente pertinente para professores de Educação Moral e Religiosa, ao aprofundar o diálogo entre fé e razão e fortalecer a capacidade de apresentar criticamente os argumentos filosóficos e teológicos sobre a existência de Deus, promovendo uma reflexão racional e livre sobre a fé, ajustada aos desafios culturais e intelectuais dos alunos de hoje.
Destinatários
Professores de grupos de recrutamento 290 e 410
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 290 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 290 e 410.
Objetivos
1. Desenvolver competências críticas e argumentativas dos professores, permitindo-lhes abordar a questão da existência de Deus de forma rigorosa e reflexiva. 2. Promover o diálogo entre fé, razão e ciência, fortalecendo a compreensão das dimensões filosófica, teológica e ética da questão de Deus. 3. Melhorar a prática pedagógica em Filosofia e EMR, integrando metodologias ativas, debate e análise de textos. 4. Compreensão crítica e interdisciplinar: Capacitar os docentes para analisar e explicar os principais argumentos filosóficos, teológicos e científicos sobre a existência de Deus, promovendo uma abordagem crítica, ética e culturalmente informada. 5. Promoção de metodologias ativas: Desenvolver competências pedagógicas que integrem debates, análise de textos, reflexão argumentativa e estratégias didáticas adaptadas ao contexto escolar de Filosofia e EMR. 6. Diálogo e diversidade: Fomentar a capacidade de diálogo entre fé, razão e descrença, bem como a competência para lidar com a diversidade de crenças, perspetivas culturais e dilemas éticos em contexto educativo.
Conteúdos
Sessão 1 Introdução: O problema de Deus na Filosofia e na Educação (3h) Enquadramento filosófico e pedagógico da questão da existência de Deus. A importância da questão da existência de Deus. Relevância nas Aprendizagens Essenciais de Filosofia e EMR. O que são a religião, a história da religião, a teologia e a filosofia da religião: diferenças e conexões. Dinâmica inicial: levantamento de conceções da divindade e desafios no ensino. Sessão 2 Justificar racionalmente a crença na existência de Deus: as três primeiras vias de Tomás de Aquino (3h30) As provas cosmológicas Primeira via: a versão do motor imóvel Segunda via: versão da causa primeira Terceira via: a versão da contingência As versões Kalam (Algazali) e da auto-existência (Samuel Clarke) Críticas aos argumentos cosmológicos Versões contemporâneas dos argumentos cosmológicos Estratégias didáticas para reflexão crítica e debate. Sessão 3 A quarta via e as provas teleológicas (3h30) Quarta via: graus de perfeição Quinta via: finalidade A versão de Paley: o relojoeiro A versão humana Críticas aos argumentos teleológicos Versões contemporâneas dos argumentos teleológicos Aplicação pedagógica: debate de argumentos em sala de aula. Sessão 4 Argumentos Ontológicos (3h30) A versão original de Anselmo A versão cartesiana A versão contemporânea de Plantinga Críticas de Gaunilo, Tomás e Kant aos argumentos ontológicos Debate sobre o poder do raciocínio a priori. Sessão 5 Argumentos contra a existência de Deus (3h30) O problema do mal e o trilema de Epicuro O problema lógico e o problema indiciário A teodiceia de Leibniz como resposta ao problema do mal Outras teodiceias (Plantinga e Hick) Outros argumentos contra a existência de Deus: o argumento do ocultamento divino e o argumento do ónus da prova Sessão 6 Razão e fé (3h30) Atenas contra Jerusalém: o fideísmo radical de Tertuliano e de Kierkegaard A aposta de Pascal: o fideísmo moderado de Pascal Críticas à aposta de Parcal Sessão 7 Didática, avaliação e partilha de experiências (3h00) Planificação de aulas integrando AE de Filosofia e EMR. Avaliação de competências argumentativas e éticas. Trabalho colaborativo: elaboração de propostas de aula. Apresentação das propostas didáticas elaboradas pelos formandos. Discussão crítica e aperfeiçoamento coletivo. Reflexão sobre adaptação das metodologias aos contextos reais. Sessão 8 Síntese e Encerramento (1h30) Integração dos conteúdos teóricos e didáticos abordados. Síntese das aprendizagens e articulação entre fé, razão e cultura. Avaliação global da formação e reflexão sobre práticas futuras.
Metodologias
Expositiva de conteúdos, discussão de documentos e ideias e reflexões escritas sobre os temas abordados.
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada numa escala de 0 a 10 valores com os seguintes critérios: participação (20%), realização das tarefas (70%) e apresentação e defesa do trabalho (10%)
Bibliografia
Martin, Michael, (dir.) (2007). Um Mundo sem Deus: Ensaios sobre o Ateísmo. Lisboa: Edições 70, 2010. Murcho, Desidério (2020). A Existência de Deus: O Essencial. Lisboa: Plátano Editora. Plantinga, Alvin (1974). Deus, a Liberdade e o Mal. São Paulo: Edições Vida Nova, 2012. Rowe, William L. (2010). Introdução à Filosofia da Religião. Lisboa: Verbo, 2011. Swinburne, Richard (1996). Será que Deus Existe? Lisboa: Gradiva, 1998.
Anexo(s)
Formador
Aires Nuno Rebelo Almeida
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 3 | 16-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 4 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 5 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 7 | 02-03-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 9 | 06-03-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
| 10 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
| 11 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |